27 de março de 2014

Setor de Letras Japonesas

O Departamento de Letras Orientais e Eslavas foi criado em 1968 e o Setor de Letras Japonesas foi a ele incorporado em 1979.

Atualmente, o Setor de Letras Japonesas conta com três professores do quadro permanente, um professor substituto e dois monitores.

O curso regular é composto de 8 semestres de Língua Japonesa (6 horas/aula semanais cada), 4 semestres de Literatura Japonesa (4 horas/aula semanais cada), 2 semestres de Cultura e Civilização Japonesa (2 horas/aula semanais cada), 1 semestre de Linguística da Língua Japonesa (4 horas/aula semanais), 4 matérias optativas de língua (2 horas/aula semanais cada) e 3 matérias optativas especiais que comtemplam a iniciação e a metodologia de pesquisa em língua e literatura japonesa (2 semestres cada, 2 horas/aula semanais).

Além do curso regular, o Setor de Letras Japonesas oferece cursos de extensão de cultura e de língua japonesa para a comunidade, bem como cursos regulares de Língua Japonesa para a Comunidade (CLAC) com a duração de 5 semestres (4 horas/aula semanais cada). Outra tarefa do Setor é a de orientação aos monitores que atuam no CLAC e aos licenciandos, na Prática de Ensino de Língua Japonesa.

O pressuposto didático de seus cursos pretende a instrumentação oral e escrita da língua, bem como a competência analítica da língua e da literatura como base para uma futura prática docente da língua e da literatura japonesa.

O Setor disponibiliza ao corpo discente um acervo de cerca de dois mil volumes de obras em japonês, inglês e português, sobre língua, cultura e literatura japonesa e um laboratório de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *